A Comitiva: A Sela Australiana
A Comitiva
O Encontro Com O Rebanho:
A principal mudança que os australianos encontraram para realizarem a mudança em suas selas, era seu novo ambiente, isto contando a suas novas profissões com os cavalos, e claro, o terreno local que era bem diferente da Europa.
Por isto os australianos decidiram usar a sela originalmente inglesa de fórmula para uma nova sela, a sela australiana, que possuía assim uma capacidade melhor para suas atividades, trabalhar com gado.
Os australianos tinham o costume de trabalhar com gado em comitivas, ou no geral, trabalho de gestão de bovinos, em um terreno difícil e longo, então a sela inglesa não era mais o ideal, pois não oferecia o conforto certo para uma viagem longa, já a nova sela australiana sim, providenciava o conforto que o lavrador deveria ter para percorrer longas viagens com o rebanho.
Agora, Uma Nova Fronteira:
Agora preciso falar sobre a influência dessa sela com origem das necessidades australianas com sua chegada ao Brasil, é uma forma estranha de se pensar, mas, se você participa ou participou alguma vez da comunidade tradicional brasileira do mundo dos cavalos, você provavelmente já ouviu alguém dizer algo da sela "australiana", mas esta sela australiana do Brasil é a mesma que se teve origem do outro lado do mundo?
Bom, para mim, a resposta é sim e não, diria que chamar a sela australiana do Brasil como se chama a "Aussie Stock Saddle" seria o mesmo como chamar a sela australiana original da Oceania de sela inglesa.
Nós precisamos entender que sempre que alguma coisa atravessa fronteiras como as selas atravessaram, ocorrem muitas mudanças, como foi o caso da sela original, porém no Brasil a sela que foi criada a partir da Aussie, também é chamada de sela australiana, mas ela é tipicamente brasileira, esta sela australiana do Brasil teve sim a origem da Aussie e possui extrema semelhança com a original, mas precisamos entender como realmente funciona a nossa sela.
Sela Australiana Original
Marchando em uma sela:
Bom, entraremos agora no uso da sela australiana brasileira, assim como a Aussie a sela australiana do Brasil também foi usada por muito tempo para o trabalho com gado, e ainda hoje continua assim, porém a sela do Brasil apresenta usos mais modernos do cavalo brasileiro marchador, você pode conseguir uma sela australiana para uma cavalgada, um evento muito comum no Brasil, ou você pode adquirir uma Sela de Pista.
Esta que possui influência da sela australiana brasileira, quase idêntica, porém com um uso mais privado, a Sela de Pista está nesse conjunto das selas originarias da Aussie e da Sela inglesa consequentemente, mas esta é usada por animais marchadores em exposições de marcha por todo Brasil.
Tudo evoluí:
É realmente impressionante quando observamos tudo que ocorre ao nosso redor, quando observamos uma sela de salto, caçadas, esporte da nobreza europeia, se transformar em um instrumento de viagem, para o trabalho duro com gado, e posteriormente ao cruzar uma nova fronteira se tornar tanto uma ferramenta de impulsão para o conforto de marcha, como também para auxiliar animais em exposições.
Agradecimentos e Pensamentos Finais:
Eu me lembro do dia em que eu pisei em uma selaria pela primeira vez, foi incrível, saber mais sobre todas essas coisas que são fundamentais para uma experiência com o cavalo, onde pude aprender tanto sobre conceitos que nunca poderia imaginar.
Foi lá, em uma selaria que eu pude perceber o quanto as coisas mudam, como uma sela pode mudar e evoluir como aconteceu em nossa história, mas também foi lá onde eu mesmo pude evoluir como pessoa, e por isso eu agradeço aos meus amigos da selaria Kadok.
Comentários
Postar um comentário