A Comitiva: Quarto De Milha O Rei Dos Cavalos

              A COMITIVA






Quarto De Milha: O Rei Dos Cavalos.


 "Sua explosão levanta os ventos, e faz do chão sua tempestade, ao levantar a poeira com o poder de seu casco, e voar pela arena como um fogo inapagável"


A Raça Quarto De Milha é talvez a mais popular e é a mais versátil do mundo, tendo sua origem dos selvagens mustangues, conhecidos por sua força e durabilidade e também dos famosos puro sangues ingleses, cavalos de corrida mundialmente conhecidos e exercidos, oque seria melhor que uma cruza entre o poderoso ruminante das planícies americanas e os nobres velocistas da burguesia britânica?.

Com essa origem digna de filmes, o Quarto de milha veio ao mundo para mostrar que não está aqui para perder, concluo ainda, o Quarto de milha veio a este mundo para mostrar totalmente sua capacidade e versatilidade.

Pude observar conhecidos meus em contatos internacionais dizendo frases como: "Aqui vai mais um sangue quente baio", e de fato, o mercado equestre é variável e também ao mesmo tempo estável, podemos observar como o mercado equestre alemão e europeu possui todos aqueles "Warmbloods" de salto e adestramento, tornando o mercado Alemão focado nos exemplares do hipismo, como podemos ver as diversas regiões do país fazendo seus esforços para estabelecerem sua raça Warmblood.

Mas por isso digo, o mercado equestre é tão variável quanto estável, podemos observar a fama do hipismo Europeu e Alemão, tanto quanto podemos observar as características do mercado de animais de marcha Brasileiros, os maratonistas de corrida Ingleses e irlandeses, como até a popularidade dos cavalos pesados em regiões menores.

O meu ponto com toda essa explicação é, mas e o Quarto de milha? se nós não costumamos ver ele nas provas de salto, se ele não marcha, e também se ele não pode correr uma maratona, oque faz para mim o Quarto de milha ser tão especial? 

Basta olharmos em outro ângulo, no começo o Quarto de milha era principalmente um cavalo de corrida como seus antecessores Puro sangue, somente em menores distancias, mas os Americanos não deixaram de enxergar uma nova função nesta raça, que também está muito envolvida nas principais atividades da região.

Gado e explosão:

Agora iremos dar uma olhada no que torna o Quarto De Milha um rei, irei resumir este feito como no subtítulo: "Gado e explosão", mas oque eu quero dizer com gado e explosão? bom, este foi o nicho e principal atividade onde o Quarto De Milha acertou sua dominância sobre os outros cavalos, como já informado previamente, nós não encontramos muitos Quarto De Milha na Equitação Inglesa(Hipismo) e nem em outras áreas do cavalo, mas nós temos uma determinada área onde esta raça leva tudo.

Equitação Ocidental: onde nós vemos o Quarto De Milha? você diz o lugar, Rodeios, as provas internacionais de Rédeas? uma Competição regional de Tambor? basta olhar para estes lugares que fica bem fácil enxergar o poder e superioridade da raça.

Os três tambores é considerado a prova de ouro do Quarto De Milha, pois a prova exige principalmente velocidade e controle, o conceito da prova de três tambores é simples, porém é necessário prática do cavaleiro e do cavalo para vencer, e o QM mais veloz vence.

Porém não é apenas no Tambor que o Quarto De Milha brilha, podemos observar também a definição da raça em diversas provas, como Rédeas, Laço, Apartação, Vaquejada, você nomeia a prova da equitação ocidental, eu nomeio o Quarto De Milha participando dela.

Trocando genéticas:

A maior prova da versatilidade do Quarto de Milha é quando nós damos uma olhada na genética e no mercado de reprodução da raça, em muitos outros estilos de equitação, quando nós vamos buscar um novo cavalo ou uma nova linhagem para determinada função, nós escolhemos animais de raças diferentes para possíveis resultados positivos, ao intercalar provas.

Quando estamos falando do mercado de reprodução do Quarto De Milha, é comum ver a troca de genética de provas da própria raça, um ótimo exemplo do meu ponto é o uso do garanhão Apollo VM, garanhão de corrida do Quarto De Milha, que muitas vezes é usado para produzir animais propícios a outras provas, semelhantes ou diferentes, como utilizar um garanhão de corrida para produzir um animal ao Tambor, ou até mesmo para a Vaquejada.

Por isso o Quarto de milha pode ser visto como uma raça muito dominante no mercado que opera, superando barreiras que outras raças de outras modalidades perdem ao competir com animais que possuem outro registro, um cavalo da raça Holsteiner alemã por exemplo, tem que competir com um animal da raça Hanoveriana em seu mercado principal, mas no estilo ocidental, onde o rei opera, nós não vemos este tipo de competição, na verdade vemos o contrário, vemos um garanhão de corrida como o Apollo VM operando na reprodução de animais para vaquejada, uma modalidade distinta da inicial.

Pensamentos Finais E Agradecimentos:

Gostaria de dizer que estou muito feliz realizando este primeiro relato, deixando claro que não possuo nenhum tipo de formação na área e estou aqui somente para expressar minha opinião sobre o assunto que mais amo que são os cavalos, enquanto faço isso espero passar a menor quantidade desinformação possível, mesmo sendo um trabalho amador e livre, gostaria de realmente evitar passar qualquer tipo de desinformação sobre o assunto, também gostaria de dizer que tenho interesse sobre todos os tipos de cavalos e não sou fanático pelo Quarto De Milha, apenas me sinto brilhante em ver o sucesso da raça em seu nicho, a partir de hoje irei postar sobre outras raças e assuntos que tenho interesse e tentarei ser o mais eficiente possível para mim, um abraço para todos que estão lendo isso e peço desculpas se este primeiro post possuir uma menor qualidade do que eu esperava, estou apenas me divertindo :)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Comitiva: The Australian Saddle

A Comitiva Anuncia: Muladeiros Do Brasil